segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A França e Amélie Poulain

Há alguns dias atrás encerrei minha viagem de quase um mês, que começou dia 23 indo para o sítio em São Francisco Xavier e depois passando duas semanas na Europa (uma em Paris e outra em Londres). Não vou contar tudo o que aconteceu pois ficaria chato, porém posso dividir os pontos altos.

Viajar para França, um dos meus países preferidos, foi algo maravilhoso. Paris é realmente uma cidade diferente.

A trilha sonora da cidade sem dúvida é composta de acordeons (nos meus ouvidos só Beirut e Yann Tiersen). Beirut, para quem não sabe, é uma banda no mínimo diferente comandada pelo jovem Zach Condon, nascido no Novo México em 1986. Aos 17 anos Zach largou a escola e foi viajar pela Europa, aonde entrou em contato com vários estilos musicais diferentes que influenciaram a música que sua banda faz hoje. Ele tem várias músicas com nomes de cidades francesas, incluindo Cherbourg, Mimizan, My Night With A Prostitute From Marseille e Nantes. Mas a música que eu mais ouvi durante a viagem foi The 11th Arrondissement. O décimo primeiro "arrondissement" de Paris abriga sua mais famosa rua, a Champs-Élysees.


Porém foi o décimo oitavo "arrondissement" que me encantou. O bairro de Montmartre é um sonho para qualquer artista ou boêmio no coração. Se afastando um pouco da famosa Sacré-Coeur você encontra uma ruazinha muito complicada de achar chamada Rue Lepic. E é no número 15 da mesma rua que você pode tomar café no "fabuloso" Café des Deux Moulins, mais conhecido como o café em que a querida Amélie Poulain de Le fabuleux destin d'Amélie Poulain (2001) trabalha. Aliás, Montmartre é cheio de lojinhas que vendem caixinhas de música, pôsters e outros bibelôs do filme. E não é para menos, já que 80% do filme se passa no lindo bairro parisiense. Até o carrossel abaixo da igreja (que aparee no filme) estava tocando La Valse Des Vieux Os (música da trilha do filme composta, é claro, por Yann Tiersen).

Completando meu dia cheio assisti o famoso show Féerie no lindo Moulin Rouge. Definitivamente esse é um dia que não irei esquecer.

3 comentários:

  1. Eu estou indo para Paris no sábado, pela primeira vez. Fico três semanas, mas só terei cinco dias livres, porque vou estudar de manhã à noite de segunda a sexta. Já vou com o coração meio apertado, sabendo que não vou conhecer tudo e lamentando não ser verão, mas ao mesmo tempo com esperanças de voltar (de preferência acompanhado).

    ResponderExcluir
  2. Ah: meu hotel é no Boulevard de Montparnasse.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Marcelo! Pela minha experiência cinco dias é mais do que o suficiente para conhecer Paris. Lembre-se que no primeiro domingo do mês todas as atrações são de graça, então aproveite esse dia para fazer os passeios mais caros.
    O inverno é tão lindo quanto o verão (apenas mais frio) e a maior parte das atrações são em lugares cobertos.
    A única coisa que eu acho que você não pode perder de jeito nenhum é Montmartre. Boa viagem e aproveite! Se quiser um passeio alternativo e mais cinéfilo aconselho pegar o metrô até Bercy e visitar a Cinemathéque Française.

    ResponderExcluir