domingo, 21 de março de 2010

A Saga Cabeluda

Faz tempo que estou insatisfeita com meu cabelo. Vivo mundando ele e no começo adoro, porém me canso facilmente.
Até 2007 usei cabelos longos, "lisos" (pelo menos gostaria que fossem) e da minha cor natural. Em 2008 comecei a fazer luzes, para dar um toque diferente, e cortei minha franja. Deixei ela crescer e no meio do ano cortei de novo. Em 2009 eu estava cansada daquele cabelo. Deixei a franja crescer (de novo) e comecei a usar o cabelo dividido do lado. Minha ideia era usar algo assim:
Mas como não sou nenhuma Rita Hayworth, me contentei com um cabelo lisão e, vez ou outra, fazia o cabelo glamuroso.

Na metade de 2009 fui viajar e, enquanto pegava um avião para voltar para casa, lia um livro sobre cinema. Abri o livro justo na página que falava sobre Pulp Fiction (1994) e falei "meu cabelo será igual ao de Mia Wallace."
Mal cheguei em casa, fui logo para o cabelereiro e cortei ele inteirinho, sem pensar duas vezes. Fiquei feliz com meu corte à la Mia por exatos 3 meses. Mas não, eu queria mais, queria mais curto, queria preto, queria igual ao da Louise Brooks.
Cortei ele um pouco mais curto, mas não o suficiente. Ele foi crescendo e, em dezembro, fui arrumar o corte. O que era um penteado certinho acabou virando algo meio punk e errado, pois minha cabelereira repicou o cabelo inteiro. Além do quê, as luzes que já estavam na metade do cabelo, ficaram nas pontas repicadas, causando um efeito "pontas luminosas".

Voltei lá alguns dias depois e decidi pintar meu cabelo de preto. Tomei coragem e pintei. Logo que me revelaram o cabelo eu não sabia o que pensar. Estava com cara de Branca de Neve, pois sou muito clara e ainda por cima com um cabelo pretão!
"Quanto mais você lavar mais rápido sai a tinta" me disse a cabelereira
"Espero que sim", pensei
E lá fui eu encarar o mundo com meu cabelo pretão. Com o tempo ele foi ficando mais desbotado mesmo e até passei a gostar mais da sua aparência. Mas, como nada é perfeito, ele começou a crescer e não fiquei com vontade de pintar de novo. E, juntando a vontade de mudar de penteado (não tenho muitas opções com cabelo curto) e a inveja do cabelo de Grace Kelly, comecei a sentir saudades de ter cabelo longo e resolvi deixá-lo crescer.

Porém, após ver fotos de Carey Mulligan e outras mulheres de cabelo bem curtinho e loiro fiquei meio em dúvida. Não sabia se cortava mais curtinho ainda e pintava de loiro, ou se deixava crescer até um pouco mais que o ombro e fazia meus cabelos anos 30 e 40.
Decidi deixá-los crescer, até porque se cortar muito curto e ficar feio, não tem volta.


Tentei de várias formas jogar com meu cabelo curto. Dividi do lado, penteei para trás, usei meio rabo, tentei fazer alguma coisa meio anos 60, com "beehives" improvisados, até tentei (e não consegui) fazer finger waves. Mas quanto mais eu mexo, mais ele parece não parar no lugar.

Agora, caro leitor, estou com um cabelo no pescoço, liso, preto com raízes claras com uma franja que não pára no lugar. Espero que ele não demore para crescer porque logo logo penso em pintar de loiro e usar tipo Marlene Dietrich para depois fazer um Grace Kelly.

Ah, quem me dera ter sido Ginger Rogers...
Mais algumas divas do cabelereiro:

Para Biju, a musa dos cabelos.

3 comentários:

  1. Muito obrigada cherie! Eu já tive tudo quanto é variação de cabelos curtos, de moicano à chanel hihihi. Agora estou carey mulligan-esque (há quem diga Elis Regina, -hm) e provavelmente logo logo vou virar inteira azul ou tingir de preto por cima mesmo! Eu pessoalmente penso que você fica bem de cabelos curtos (a là Mia) e escuros, pelas fotos que eu vi e tudo mais. Já tentou ser ruiva?

    ResponderExcluir
  2. =)
    Adorei a saga!
    Eu também tinha/tenho stress com o cabelo. Entedio fácil. Mas hoje gosto de cabelos naturais. Sabe, o tempo passa e ele fica mais fraco com tinturas e tal.
    Ah, adorei a Madeleine Peyroux. Acho incrível a semelhança com a Billie Holliday. Mas essa música eu gosto mesmo com o autor, Leonard Cohen (um 'affair' secreto!) http://www.youtube.com/watch?v=AyMEzCFIOH8&feature=PlayList&p=47CF8D6E8E656C30&playnext=1&playnext_from=PL&index=3 Você tá sumida hein?? Um beijão!

    ResponderExcluir