domingo, 28 de novembro de 2010

(Minhas) Notas sobre o Cinematógrafo

Comemorando minha inauguração como diretora em um curta filmado em 16mm e em honra a Robert Bresson, aqui estão minhas 10 primeiras notas sobre o cinematógrafo para contar para vocês como foi o dia de hoje e para me lembrar de algumas coisas.

1. Com 11 minutos de película dá para fazer muita coisa. Mas também dá pra fazer muita merda. Tudo depende do que vem antes do "câmera rodando!".
2. Só use atores com deficiência auditiva caso você tenha BASTANTE película. Ou caso você seja um diretor muito bom e tenha muito tempo em suas mãos.
3. Cada um deve exercer sua função no set, ou o filme não anda pra frente e irão acontecer muitas brigas. Porém, é sempre bom pedir opinião alheia, especialmente se for um trabalho em grupo, e não um projeto individual.
4. Seja sempre humilde e trate seus atores muito bem. Agradeça a equipe depois da diária.
5. Faça o casting meses antes das filmagens. Escolha seus atores com calma, faça testes e ensaie com eles umas três vezes.
6. Hora do almoço é hora do almoço.
7. Pense no horário que deseja começar a filmar e marque com a equipe duas horas antes para montar o set. E faça as pessoas chegarem na hora.
8. Tenha a organização mais impecável do mundo.
9. Não importa que você esteja trabalhando com pessoas até 70 anos mais velhas que você. Se você se mostrar confiante e profissional, correrá tudo certo.
10. Aproveite o filme que está fazendo. Cada minuto dele. Acredite em sua história e contagie os outros com ela.


Apesar dos pesares, depois do dia de hoje eu realmente não tenho dúvidas de que cinema é o meu lugar. É na agitação e no caos de um set que eu quero estar, sendo entregadora de pizza ou diretora.

2 comentários:

  1. Excelente!
    A propósito, vi o Les plages d'Agnès recentemente, super recomendo.

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz que tenha descoberto que o seu lugar é no cinema. Isso já me era claro desde a época em que lia seus comentários no Yahoo Respostas.

    Sua lista é muito útil, mas saiba que, mesmo se você a seguir à risca, terá problemas. A cada set de filmagem você vai aprender/confirmar o que funciona, e mais importante ainda, o que não fazer no set seguinte. É uma das delicias de se fazer cinema: o constante aprendizado.

    Seu conhecimento é assustadoramente amplo, e seu ânimo está no ponto certo. Agora só falta desenvolver seu estilo. Não vejo a hora de assistir aos seus filmes.

    Se me permite uma dica: quando seu cinema estiver artisticamente estabelecido, faça pelo menos um filme que seja completamente fora da sua safety zone. Faça um curta de zumbis, ou um filme B no melhor estilo Ed Wood. Garanto que será uma experiência inesquecível.

    Abraço, e parabéns


    Side Note: encontrei o filme "Faster, Pussycat! Kill! Kill!" no e-bay. Logo postarei a crítica no meu blog.

    ResponderExcluir