quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Sampã terra da garoa


São Paulo me deprime. É uma cidade cheia de coisas para fazer, cheia de gente diferente, cheia de oportunidades. Digam o que quiserem. São Paulo me deprime. O preço de suas comidas tira minha fome; Seus ônibus sempre cheios, sujos e complicados tiram minha vontade de saír; Seus protestos me dão vontade de ser politicamente incorreta; Suas pessoas, sempre deprimidas e estressadas, me fazem perder a esperança de que um dia eu possa viver sem terapia.

Não me conformo que a maioria dos meus conhecidos, e eu inclusive, só sabe reclamar. Essa é a base dos assuntos: "Nossa, meu dia foi uma merda" ou "Estou de saco cheio de [insira qualquer coisa estúpida aqui]" ou até mesmo o mais "ousado", "Você viu que babaca o(a) [insira nome aqui]! Ele(a) anda pegando [insira outro nome aqui]." Não sei porque só conseguimos puxar assunto por meio da reclamação. Reclamar do governo, do preço do ônibus, do tempo, da falta de feriados, da violência, da polícia e, é claro, do trânsito. Por incrível que pareça até discutir "cultura" já me deixa cansada ultimamente. Quero menos discussão e mais ação. O pessoal de São Paulo fala muito e faz pouco.

E os jovens de São Paulo? Ser parte da contra-cultura virou modinha de uns três anos para cá. Não é mais dançar funk, vestir vestidos curtos e ser loira que te faz popular. Agora você precisa ouvir bandas indies do interior da Suécia, assistir todos os filmes do Godard, andar de alpargatas, raspar metade do cabelo, fumar Camel, ter um iPhone e tirar fotos com o instagram (de preferência em que você saia todo acabado, se esfregando nas amiguinhas e com um cigarro na mão), ir em baladas underground encher a cara de pó e assim fazer o chamado "alpinismo social". Os jovens de São Paulo hipsterizam os hipsters.

Em 2013 quero saír de São Paulo. Antes que seja tarde demais.

2 comentários:

  1. suas opiniões vão totalmente ao encontro das minhas; acho que as pessoas aqui não vivem, mas sobrevivem, cada uma do jeito que pode; eu praticamente já não saio mais de cssa, por conta inclusive de tudo isso que você apontou; somente o faço pra ir a algum museu ver uma exposição interessante, conferir uma mostra de cinema que valha a pena e coisas assim; meu sonho (ou um deles) é me mudar pra uma cidade bonita etc que ofereça qualidade de vida especialmente; uma vez realizado esse sonho, pretendo também ter condições de poder vir esporadicamente a são paulo apenas para continuar realizando esses programas que me agradam.

    ResponderExcluir